Ervino aposta no Censo 2010

Folha – Qual o motivo da mudança do horário de atendimento da Prefeitura?
Ervino – A demanda dos serviços prestados pela Prefeitura aumentou muito nos últimos meses e para podermos atender à população de maneira satisfatória tivemos que adequar os horários.

Folha – Esta mudança gerou muitos transtornos aos servidores?
Ervino – Toda mudança pode gerar algum transtorno inicial, mas acredito que todos os servidores já tenham se adaptado e os benefícios são visíveis. Inclusive, somente recebi elogios por parte da população.

Folha – Quando iniciarão os trabalhos de adequação do prédio adquirido para ser a nova sede da Prefeitura?
Ervino – Se tratando de obras públicas, os editais de licitação têm que ser feitos com memoriais descritivos abrangendo os mínimos detalhes, com muita responsabilidade, e a Secretaria de Planejamento está fazendo um ótimo trabalho neste sentido, o qual deverá ficar pronto nos próximos dias. No edital da licitação já constará, inclusive, a execução de coberturas, que proporcionarão acrescer área útil de mais de 300m².

Folha – E a sede própria do Posto de Saúde de Itapema do Norte? Como está o andamento?

Ervino – Entre compras diretas e desapropriações adquirimos oito terrenos estrategicamente localizados no loteamento Nossa Senhora Aparecida, onde já começaram as obras de terraplenagem. Nestes terrenos, além do Posto de Saúde será construída a nova Creche de Itapema e também as novas instalações da cozinha-piloto, que prepara os alimentos para todas as escolas e creches do município.

Folha – Este Jornal recebeu comentários elogiando a construção das calçadas à beira-mar nas conhecidas “retas” dos Hotéis Rainha e Pérola. Estas obras já foram finalizadas?
Ervino – Falta ainda regularizar a área de estacionamento de veículos. Também será executada a iluminação, onde retiraremos os postes da área do Pérola e realocaremos na área do Rainha e na região das pedras. Já a iluminação da calçada em frente ao Pérola será totalmente nova, com postes de 12 metros de altura iluminando a praia e um braço aos 4 metros deste mesmo poste iluminando a calçada. Ainda na área do Pérola serão feitos decks de madeira para acesso dos pedestres à praia. A expectativa é concluirmos todas estas melhorias até o início da temporada.

Folha – Os itapoaenses podem esperar mais algumas obras de urbanização para os próximos meses?
Ervino – Estamos finalizando os projetos para construção de uma praça entre a praia e a Avenida Brasil, nas proximidades da Escola Frei Valentin. A intenção é fazermos um espaço público de lazer que atenda todas faixas etárias, com parque infantil, pista de skate, aparelhos para exercício de atividades físicas e espaço para caminhada. Nesta praça também pretendemos fazer uma completa iluminação, proporcionando que seja utilizada com segurança também no período noturno.

Folha – E as ruas do Município? Há previsão de asfalto em algum trecho?
Ervino – Para um Município que tem uma arrecadação completamente desproporcional às suas necessidades, realizar obras de asfalto sem que haja parceria dos Governos Estadual ou Federal é algo bem difícil. Desde o início de 2009 estamos pleiteando verbas neste sentido, inclusive já conseguimos inserir o trecho não pavimentado de aproximadamente 700 metros no Balneário Rosa dos Ventos dentro do Projeto Costa do Encanto. E estamos cobrando a liberação das verbas para que o asfalto possa ser concluído. Importante lembrar que recentemente colocamos saibro em mais de 18 quilômetros de ruas na Barra do Saí e agora estamos fazendo o mesmo serviço em ruas do Balneário Paese.

Folha – Há previsão de aquisição de mais equipamentos para auxiliar nas obras de manutenção das ruas?
Ervino – Pretendemos adquirir até o fim deste ano mais uma patrola. Junto ao DEINFRA conseguimos recentemente um caminhão trucado novo e uma retro-escavadeira também nova. Estes dois equipamentos já estão nos auxiliando muito.

Folha – Este Jornal recebeu e-mail de uma mãe de aluno da rede municipal indignada com a ausência constante de professores. Há algum déficit de profissionais da Educação?
Ervino – O quadro de professores atende perfeitamente a demanda, o que ocorre é que em caso de recomendação médica, através da apresentação de atestados, quando o profissional não pode trabalhar não podemos simplesmente gastar tempo e dinheiro para fazer todo um processo seletivo para contratação de um único profissional que, quando aquele afastado retornar, ficará ocioso. Temos os professores contratados denominados volantes, mas infelizmente nos últimos meses houve um imprevisível aumento de apresentação de atestados médicos, o que talvez justifique a reclamação dessa mãe. Aproveito para elogiar a Secretaria de Educação que mesmo diante das adversidades, inclusive com as imprevistas ausências de profissionais por afastamento médico, tem conseguido realizar um ótimo trabalho.

Folha – Na área de Saúde, alguma novidade?
Ervino – Recentemente recebemos através de convênio com o Ministério da Saúde uma ambulância do SAMU. Infelizmente são muitas as exigências para que ela possa ser utilizada, mas conseguimos cumprir todas e este serviço de atendimento de emergência já está disponível em Itapoá. Importante informar que a administração desta ambulância é feita pela central do SAMU através do telefone 192, sendo seu deslocamento autorizado somente por esta central, não tendo os profissionais do município autonomia para realizar atendimento sem que recebam ordem dos atendentes do 192. Ainda em relação a saúde, estamos com o total de nove médicos efetivos, além dos médicos plantonistas, o que proporciona uma relação médico/habitantes muito superior a maioria dos municípios brasileiros.

Folha – Como está a arrecadação municipal?
Ervino – A arrecadação total deste ano, incluindo os repasses do Governo Federal, tem sido idêntica a arrecadação dos dois últimos anos. Ocorre que a demanda por serviços públicos aumentou muito, ampliando os gastos para manutenção da máquina pública. Nossa esperança é que o Censo que está sendo realizado pelo IBGE apresente os números reais de habitantes, o que nos proporcionará aumento significativo no repasse do FPM.

Folha – Quantos habitantes acredita que existem em Itapoá e qual o real impacto no repasse do FPM, se comprovada a existência destes habitantes?
Ervino – Segundo o IBGE, hoje Itapoá tem 11.489, número que discordo, pois somente nos Postos de Saúde da Família temos cadastradas mais de 5.000 famílias. Por este e outros motivos acredito que Itapoá tem mais do que 18.000 habitantes fixos, sem contar aqueles temporários que ficam um pouco aqui e um pouco em outras cidades, como Curitiba. Se o Censo apurar uma população acima de 16.981 habitantes, o FPM passará da alíquota de 0,80% para 1,20%, o que representa um acréscimo de aproximadamente três milhões de reais anuais de receita. Infelizmente algumas pessoas não se dão conta da importância de se declararem moradores de Itapoá quando questionados, pois acreditam que por terem mudado para cá recentemente e ainda terem domicílio na cidade de origem, devem informar que não moram aqui em definitivo. Se a pessoa fica 50% ou mais do tempo aqui, deve, sim, declarar-se como habitante efetivo.

Folha – A campanha para que as pessoas transfiram seus veículos para Itapoá vem surtindo efeito na arrecadação?
Ervino – Sim, somente no ano passado tivemos mais de duzentos veículos transferidos, o que proporcionou aumento significativo no repasse de nossa parcela do IPVA, já neste ano de 2010. Ocorre que a grande maioria, acredito eu que aproximadamente 70% dos veículos de pessoas que residem em Itapoá, estão emplacados em outros municípios. Para se ter uma ideia, se todos transferissem seus veículos, com o dinheiro resultante poderíamos, por ano, construir três postos de Saúde da Família ou adquirir três retro-escavadeiras ou ainda colocar saibro em 80 quilômetros de ruas. Aproveito para novamente fazer este apelo para que aqueles que gostam de Itapoá e querem mais melhorias para a cidade, colaborem e transfiram seus veículos. Se já transferiram aproveito, para agradecer e pedir que ajudem a divulgar esta campanha.

Folha – Quais suas expectativas em relação ao início das atividades do Porto?
Ervino – Como já foi divulgado aqui na Folha, a inauguração do Terminal foi marcada para o dia 22 de dezembro. Em conversa com o Diretor Superintende, Gabriel Vieira, este informou que as operações deverão ser gradativas. Isso nos gera uma expectativa real, em termos de arrecadação, de que possamos contar com significativos valores recolhidos aos cofres municipais referentes a ISS, a partir da metade do próximo ano. Uma outra boa notícia que recebi é de que o estaleiro da Hamburg Süd está construindo um navio de mais de 300 metros de comprimento. Esta embarcação se chamará Santa Catarina e será batizada em Itapoá, provavelmente em março do próximo ano.

Folha – Gostaria de deixar alguma mensagem para os leitores da Folha?
Ervino – Registro o agradecimento a este importante meio de comunicação do município por dar a oportunidade de mais uma vez discutir sobre o andamento dos trabalhos de nossa administração. Aos munícipes quero reafirmar meu compromisso de trabalhar incansavelmente pela busca de recursos e realização de obras que proporcionem melhor qualidade de vida, a todos que aqui vivem ou visitam. Reafirmo também que até o fim de meu mandato todos os compromissos assumidos no plano de governo da campanha de 2008 serão cumpridos. Por fim, conclamo aos itapoaenses para que ao votarem nas próximas eleições o façam com muita consciência, escolhendo candidatos realmente comprometidos, principalmente votando naqueles que ao serem eleitos possam ajudar nossa querida cidade.

Anúncios

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: