Sáude Animal: Tártaro

Ao contrário do que muita gente pensa, cães e gatos também precisam de cuidados com os dentes. O problema bucal mais comum é o tártaro, também chamado de cálculo dental. O tártaro é formado pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes, que com o tempo se calcifica.  Além de causar mau hálito, o tártaro pode causar gengivite, amolecimento e perda de dentes. As bactérias contidas nele podem entrar na circulação sanguínea e se instalar em outros órgãos como, por exemplo, o coração causando problemas sérios.

Para prevenir o tártaro é recomendável escovação dental pelo menos três vezes por semana. Deve-se utilizar pasta e escova próprias para cães encontradas em pet shops. Existem também ossinhos e palitos feitos a base de couro bovino que ajudam na prevenção.

Se o animal já estiver com o problema, deve ser levado ao Médico Veterinário para remoção do tártaro. O procedimento deve ser feito com anestesia geral, o cálculo é removido por curetagem tanto na parte visível do dente quanto sob a gengiva. Em seguida é feito um polimento para tornar a superfície do dente mais lisa. É necessário tratamento com antibióticos e antiinflamatórios. A melhora estética é muito boa e são vários os benefícios para a saúde do animal.

Dra Suzana Bernardes Taraschuka
Médica Veterinária
CRMV-SC: 2955
Graduada pela UFPR, atua em Clínica Médica de Pequenos Animais em Itapoá desde 2004.

Anúncios

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: