“Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis”

 

O Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura de Itapoá, através do Programa “Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis”, adquiriu em parceria com a Surbi, um conjunto de quatro recipientes para a coleta do lixo reciclável nas escolas da rede municipal de ensino. Os recipientes de cor amarela receberão todo tipo de metal (latinhas de alumínio, tampas de lata, latas de óleo, conserva, sucata, peças de metal, utensílios domésticos, e outros.); de cor azul todo tipo de papel (jornais, revistas, papelão, caixas de embalagens, cadernos, cartolina); de cor vermelha todo tipo de plástico (potes, sacos, garrafas, tampas, plásticos duros, vários tipos de brinquedos); e de cor verde todo tipo de vidro (garrafas, frascos, potes, cacos e recipientes em geral).

Além destes recipientes, também foi disponibilizado para cada Escola Municipal um coletor de óleo de fritura usado, através de convênio realizado com uma empresa coletora de Joinville. Em contrapartida, será implantado nas escolas o Projeto “Zé do Óleo nas Escolas”.

Este projeto levará aos alunos da rede municipal, através de material informativo, o conhecimento sobre a responsabilidade com a preservação da natureza, bem como a conscientização quanto aos prejuízos causados pelo descarte inadequado dos resíduos de óleo de cozinha, ensinando-os quanto ao procedimento adequado. As escolas serão os pontos de entrega e recolhimento do óleo trazido pelos alunos.

Como fator de estímulo, através de sistema de cupons, o projeto “Zé do Óleo nas Escolas” sorteará, a cada dois mil litros de óleo coletado, bicicletas para os alunos e, às escolas, o valor de R$ 500,00. Também a quantidade de óleo coletada no comércio local será creditada para as escolas municipais.

Assim, o objetivo do Programa “Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis” é criar significados capazes de construir valores que levem a população à conscientização e/ou sensibilização quanto às questões socioambientais e, tem como ação principal a educação para conservação da biodiversidade.

Fonte: Paulo Belo – Departamento de Meio Ambiente

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: