Dharma ou Darma

 

Por Sônia Zaduski

Darma ou Dharma  (significa “Lei Natural” ou “Realidade”. Com respeito ao seu significado espiritual, pode ser considerado como o “Caminho para a Verdade Superior”. O darma é a base das filosofias, crenças e práticas que se originaram na Índia.
A mais antiga dessas, conhecida como Hinduísmo, é a Sanatana Dharma (ou Dharma Eterno). No Budismo, no jainismo e no sikhismo, o darma também tem um papel axial. Nessas tradições, seres que vivem em harmonia com o darma alcançam mais rapidamente o mocsa, o Dharma Yukam, o nirvana ou libertação da roda das samsaras, ou ciclo de reencarnações.
O darma também se refere aos ensinamentos e doutrinas de diversos fundadores de tradições, como Siddhartha Gautama no budismo e Mahavira no jainismo. Como doutrina moral sobre os direitos e deveres de cada um, o Dharma se refere geralmente ao exercício de uma tarefa espiritual, mas também significa ordem social, conduta reta ou, simplesmente, virtude.
Dharma é ser consciente que hoje o planeta vive uma grande transformação e que eu não só sou parte dela, mas que tenho responsabilidade por toda transformação. A cada um de nós corresponde algum nível de responsabilidade, segundo nosso grau de evolução, mas todos sem exceção tem responsabilidade, não é porque uma criança pequena atravessa a rua sem olhar que vai deixar de ser poupada de ser atropelada. Não devemos fugir do agir. Melhor errar por tentar, que por não. E sempre existe a grande possibilidade de acertar.
Grupo Dharma
Acredito que a Oficina Dharma nasceu da vocação do ofício da espiritualidade, nessa oficina saimos do plano de idéias e sonhos e tornamos visível e concreto a nossa melhor parte. Hoje podemos fazer isso através dessa campanha para os idosos da Casa de Amparo Maranata, amanhã faremos pela ecologia, e assim por diante sempre transformando em ações os nosso ideais.
Se eu tiver a graça DIVINA, amanhã serei uma idosa e você também!

Anúncios

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: