Eles são estradeiros, com casa e tudo

Edição 95 – Março – Jornal Folha de Itapoá

Motor Home não é um sonho só de gente rica. Muitos ‘pobres mortais’ estão embarcando nessa

Você já se imaginou fazendo viagens longas, por longos períodos, levando malas mas também o conforto da sua casa? Saiba que este sonho pode ser concretizado. Não é preciso ser rico ou gastar fortunas para isso. Planejando bem, investindo de verdade no projeto, você também pode chegar lá.

Foi o que fizeram algumas famílias entrevistadas pela Folha durante o 1º encontro do ano do Grupo de Estradeiros. Eles foram recepcionados por um dos sócios, morador, prefeito de Itapoá. Ervino Sperandio agradeceu muito a presença pela oportunidade de mostrar à todos a bela Itapoá. O vereador Jeferson Garcia cedeu as instalações do Maresia para tornar a estadia do pessoal ainda mais confortável.

Claro que a maior atração são seus motor homes, verdadeiras casas de lazer sobre rodas. Aqui, ficaram por um final de semana iluminado cerca de 60 equipamentos do mais simples aos mais sofisticados. Você pode começar com um de R$ 40 mil. E o céu é o limite. A maior estrela do encontro estava avaliada em R$ 700 mil. Era um Volvo de 13 metros com riquezas em seu interior encontradas nas melhores residências.

Thiago Afonso Borges explica que o Grupo de Estradeiros está com associações no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ele é presidente em Curitiba e conta com 244 associados. Sua função? Organizar os encontros, procurando sempre locais novos e geração de renda para o funcionamento da própria entidade. São encontros mensais, normalmente nos feriados prolongados.

“O estradeiro é um caracol, naturista de verdade, gente que sempre gostou de camping e barracas, que defende o meio ambiente. Dependemos dele; nós escolhemos o lugar para ficar, escolhemos nossos vizinhos, nossas paisagens”, afirma Thiago Borges. Não são poucos os que viajam até por quatro, seis meses pelo Brasil, Chile, Peru, Uruguai e Argentina. Alguns já estão no seu terceiro Motor Home. E não são apenas aposentados, não. Uma boa parte está na ativa, trabalhando duro para bancar essas viagens que não trocam por nada.

Detalhes que fazem a diferença

Um veículo padrão médio chega a 7 metros de comprimento. Possui quarto de casal que pode virar suíte, sofá-cama, sala com cama ou com mesa… você escolhe apertando um botão. A mesa desce até o piso e fica todo um espaço livre para você ocupar como quiser. As poltronas do motorista e do acompanhante podem ser giratórias para valorizar a sala de visitas. Sofá e barzinho completam o ambiente.

A cozinha é planejada. Aliás, tudo é, dos armários do quarto e da sala às peças do banheiro. No Motor Home também não podem faltar televisão, ar condicionado, caixas d´água, fossa e gerador próprio. São veículos que preservam a independência e a segurança da família, sem danificar o meio em que circulam.

As fábricas ficam no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A do Karmann Guia fechou anos atrás, mas deixou alguns modelos em circulação, como o que apareceu aqui, montado no chassi de uma Kombi. Segundo o presidente Borges, o mercado de Motor Homes é fortíssimo na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil está aquecido e em crescimento.

“Esse encontro é dez. Itapoá é dez!” – declarou Francisco Antonio Casperzin, de Curitiba, dizendo que veio pela primeira vez e vai voltar sempre que puder. Com o grupo ele fez um passeio de escuna pela Baía Babitonga e viu as obras do futuro Porto de Itapoá.

Mário Bercht é de Porto Alegre. Veio com a esposa Flávia, a sogra Diva e o cachorro Max. Ficou impressionado com a beleza das praias. O “Véio Loco”, como é chamado pelos amigos, também é de Curitiba. Apaixonou-se por Itapoá.

* Cada uma das famílias participantes doou pelo menos 1 quilo de alimento não-perecível ao município. Produtos que o prefeito encaminhou para a cozinha comunitária do Samambaial.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: