Educação premiada em Itapoá

A professora Cátia Eliane Nicolachik teve seu projeto selecionado
entre os dez melhores, no maior Prêmio de Educação do País.
Em entrevista à Folha, a secretária da Educação Valci Terezinha de Souza disse que toda sua equipe está colhendo bons frutos do plantio de 2008. “Nas capacitações oferecidas, inclusive, houve manifestações quando evidenciamos a necessidade de formações voltadas a nossa realidade, para que as práticas escolares fossem a mola propulsora das reflexões sobre as questões pedagógicas.”
Já em 2009, lembra que deu-se início a uma proposta de formação centrada nas práticas dos professores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, com foco na alfabetização e na avaliação, mas como as equipes técnicas ficaram de fora do processo, nem todos os profissionais envolvidos implantaram a proposta. No ano seguinte, essas equipes foram contempladas com formações para trabalhar a especificidade de suas atribuições.
Diante de um contexto, onde as políticas públicas nacionais disseminam a ideia de democratização de ensino, atendimento a diversidade, formação dos profissionais, gestão democrática da escola e necessidade de elevação dos índices e indicadores da educação, Valci comenta que muitas mudanças tornaram-se necessárias.
“Nosso privilégio foi contar com uma boa equipe – idealista, comprometida, que com a ajuda de uma assessora, conseguiu repensar as ações da Secretaria, esclarecendo as atribuições de seus profissionais -, como também com a equipe pedagógica da escola: Gestor, Administrador Escolar, Orientador Educacional, Supervisor Escola e Professores. Não foi fácil. Foi um período de capacitação intensa, exaustiva, revoltas e insatisfações nos atormentaram, mexemos em culturas enraizadas, vícios cristalizados, mas também encontramos muitos apaixonados pelo fazer pedagógico.”
Hoje, a Secretaria está colhendo bons frutos deste trabalho, como, por exemplo, o Prêmio Nacional Victor Civita. A professora Cátia Eliane Nicolachik teve seu projeto premiado, no maior Prêmio de Educação do País. Projeto construído coletivamente pelos professores do 1º ano nas formações de 2010, mas cada qual o aplicou com adaptações necessárias à realidade de sua turma. O prêmio vem em decorrência da adesão desta professora às propostas da rede com relação ao planejamento (projetos), registro (portifólios) e incentivo a divulgação (inscrição em prêmios).
Valci ainda analisa: “A formação que estamos vivenciando nestes três últimos anos nos proporcionou um trabalho em rede. Conhecemos melhor nossa proposta, nossos professores estão planejando, pensando em lançar desafios às crianças. Os supervisores estão ganhando espaço para ajudar o professor a antecipar dificuldades. Os orientadores estão mudando o foco do apagar incêndio para a prevenção. Os gestores e administradores estão ampliando o olhar para a gestão democrática e zelando mais pelas questões pedagógicas. Na Secretaria Municipal de Educação nossas funções estão bem definidas. Assim, estamos construindo um trabalho coletivo de parcerias que ao invés de se opor, se complementam.”

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