Santa Catarina agora é um gigante dos mares

Foto Rogério Souza Jr./ND

Navio de contêineres com o comprimento de três campos de futebol é batizado com nome do Estado no Porto Itapoá

Ele tem o comprimento de três campos de futebol e precisa de uma profundidade mínima de 13,5 metros para navegar. O maior navio que um porto catarinense já viu foi batizado na sexta-feira (16/9) no Porto Itapoá, com o nome do Estado. O Santa Catarina foi batizado em Itapoá porque o terminal possui um calado natural de 16 metros e é o único no Estado que pode receber o gigante dos mares.

No Brasil, os portos de Santos (SP), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS) são os outros que podem receber o Santa Catarina. Na América do Sul, ele também poderá atracar em Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina).

Com capacidade para transportar 7,1 mil TEUs (contêineres), a embarcação pertence à empresa Hamburg Süd, que forma o Grupo Aliança, detentor de 30% das ações do Porto Itapoá. O Santa Catarina é equipado ainda com 1,6 mil tomadas reefers, que mantém as cargas refrigeradas.

Ele faz parte de uma série de 10 navios idênticos da Hamburg Süd. O mais novo porta-contêineres será empregado no serviço da Hamburg Süd entre a Ásia, África do Sul e a Costa Leste da América do Sul, denominado New Good Hope Express.

Fundada em 1871, a Hamburg Süd é um dos maiores grupos operadores de transporte marítimo e está presente nas Américas, Europa, África, Ásia e Oceania. Em 2010, a empresa movimentou 2,9 milhões de TEUs. A maior movimentação se concentra nos trechos do Brasil e Argentina para a Europa.

A cerimônia de batismo do Santa Catarina contou com a presença do presidente mundial da Hamburg Süd, Ottmar Gast e teve como madrinha Elisabeth Meves, esposa do ex-presidente da empresa, Klaus Meves.

Com o movimento crescendo a cada dia, o Porto Itapoá já mudou a rotina e a paisagem de Itapoá. O pátio lotado de contêineres demonstra que a capacidade inicial de 350 mil contêineres por ano está se aproximando do limite. “Devemos alcançar essa marca até dezembro”, revela Patrício Júnior, diretor comercial do Porto Itapoá. Mas os planos de expansão estão em andamento. “Queremos começar essa ampliação em janeiro de 2012”, garante.

SC-415 pronta em 17 de dezembro

A presença do governador Raimundo Colombo na festa de batismo do navio Santa Catarina serviu para ele conhecer também o andamento das obras da SC-415. Colombo aproveitou para firmar uma nova data para inauguração da rodovia, que será o acesso principal dos contêineres até o porto.

A nova data é 17 de dezembro e até lá os caminhões devem continuar usando o acesso provisório, por vias urbanas de Itapoá. As obras de pavimentação desse caminho seguem em ritmo acelerado e devem estar prontas em algumas semanas. O investimento na obra, de R$ 8 milhões, foi custeado pelo terminal. Já o governo do Estado está investindo quase R$ 40 milhões na SC-415.

“No dia 17 (de dezembro) quero retornar aqui para entregar a conclusão das obras da rodovia, para mostrarmos a contribuição do Estado para o desenvolvimento do porto e dessa região”, afirmou Colombo.

http://www.ndonline.com.b

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: