Itapoá: Antes e Depois do Porto – Por Jonas Maciel

Com pouco mais de 20 anos de emancipação, a jovem Itapoá vem ganhando destaque no cenário nacional, iniciando a sua transformação. A instalação do Porto nesta pérola catarinense já se traduz em desenvolvimento, impulsionando o progresso na região e além das fronteiras do estado.
O setor portuário está de parabéns e Itapoá também. São mais de 470 milhões de reais investidos pela iniciativa privada – Portinvest Participações e Aliança Navegação e Logística – na construção do Porto em Itapoá, uma obra que impressiona e que está gerando emprego e renda.
O Porto investe ainda nas obras de asfaltamento das vias de acesso, que serão utilizadas pelo tráfego pesado em vários pontos da cidade.
Existe ainda o investimento estadual na construção da Rodovia SC 415, ligando o município de Garuva ao Porto Itapoá. O Governo Municipal, por sua vez, vem se empenhando, consciente de que o sucesso deste pujante empreendimento depende de um conjunto de obras de infra-estrutura na cidade, pois a demanda em diversos segmentos aumentará significativamente. Portanto, a contribuição do Porto para o desenvolvimento do município é indubitável.
O Porto Itapoá hoje é uma realidade, porém sua idealização começou lá atrás, assim, já se previa um aumento significativo na demanda nos mais diversos segmentos. São novos moradores em razão das contratações de mão de obra especializada; o aumento na procura por moradias; mais veículos transitando; a instalação de empresas que se agregam as atividades portuárias; o comércio que se expande, enfim, é um crescimento que demanda atenção e investimento em todos os setores.
Contudo, os investimentos realizados ainda não representam as reais necessidades. Para que a cidade possa estar preparada para esse progresso, há muito ainda que realizar. É necessário pavimentação de ruas, rede coletora de esgoto, coleta e tratamento de lixo, expansão dos serviços de saúde, educação e tantos outros serviços essências. Acompanhar esse súbito progresso é um desafio ao atual e aos futuros gestores, pois não se trata mais apenas de uma cidade litorânea voltada apenas à exploração do turismo, Itapoá é agora uma cidade também portuária.
Sendo assim, a consciência do que a cidade é e do que deseja ser, deve despertar à responsabilidade social, evitando aquilo que hoje representa desenvolvimento, possa se transformar amanhã em problemas sociais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: