1ª Copa Independência de Voleibol marca evolução da modalidade

O último sábado (17) entrou para a história do esporte de Itapoá. A 1ª Copa Independência de Voleibol demonstrou a importância ao desenvolvimento esportivo da cidade, especialmente a evolução técnica do voleibol.
A modalidade era pouco explorada no município, porém, desde o segundo semestre do ano passado ganhou uma atenção especial da Secretaria de Esporte e Juventude.  Através do professor Silas, a Secretaria tem desenvolvido um excelente trabalho de iniciação e rendimento a meninos e meninas no contra turno escolar. Além disso, os professores de Educação Física de cada unidade escolar têm contribuído para a evolução.
A Copa reuniu equipes de outras cidades, até mais desenvolvidas que Itapoá, tanto na estrutura voltada para a modalidade, como na longa história de conquistas, como Guaratuba, Araquari, Paranaguá e Garuva. Mas as equipes itapoaenses fizeram bonito, jogaram de igual para igual com todos e encheram de orgulho todos os presentes, especialmente os familiares que sempre incentivaram e torceram pelos atletas locais.
Ao final, a equipe feminina de Itapoá ficou no terceiro lugar e a masculina foi vice-campeã. Os garotos chegaram muito perto do título, foram derrotados por Guaratuba nos últimos pontos do “tie breack” (set de desempate).
Apesar de as equipes não terem conquistado os títulos, a competição deixou a Secretaria otimista e provou a evolução técnica nas duas categorias. “Os atletas jogam obedecendo aos padrões básicos de competitividade, procurando sempre trabalhar as jogadas com três toques para finalizar o ataque, sempre com a cortada. E quando se defendem, sempre realizam um bloqueio duplo com sistema de defesa já organizada”, afirma o Secretário de Esporte e Juventude, Cláudio Sérgio.
A Secretaria ainda ressalta que o mais importante é a contribuição da garotada para o futuro, como exemplo a serem seguidos pelos mais novos e, a partir daí, estabelecer uma nova cultura de prática do voleibol. “Somente desta forma será possível o fortalecimento da modalidade a exemplo do futebol, já absorvido pela cultura popular”, complementa o Secretário.
O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Escola de Educação Básica Nereu Ramos. Conforme elogiado pelas cidades participantes, vale citar a boa organização do evento, bem como a estratégia de oportunidade par o desenvolvimento esportivo do voleibol.

Confira o resultado:

Masculino
1° lugar: Guaratuba – PR
2° lugar: Itapoá
3º lugar: Garuva – SC

Feminino
1° lugar: Paranaguá – PR
2° lugar: Araquari – SC
3º lugar: Itapoá

Informações: Secretaria de Esporte e Juventude

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: