A protetora dos animais

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esta mulher abriu mão de uma vida de fartura com a família para proteger animais abandonados.

Folha de Itapoá – Bete Fagundes
Iluminada pelo santo protetor dos animais, Lucia Bogo Tavares hoje tem sob seus cuidados cerca de 300 cães. E alguns gatos e duas éguas encontradas em péssimas condições. Um grande número dos cachorros mantém na sua própria casa, um sobrado em Itapema do Norte, os outros estão distribuídos em lotes vizinhos, também de sua propriedade.
Há quase oito anos ela vive assim em Itapoá, sozinha, voltada inteiramente para os animais abandonados. Veio de Balneário Camboriú, onde o marido trabalha como auditor do Estado. Seu dia a dia, como se pode imaginar, é muito desgastante. Um trabalho que exige paciência, dedicação, força física e espiritual.
Ela confessa que está no seu limite, enfrentando problemas de saúde, crise na sua relação familiar e desavenças com estranhos flagrados por ela maltratando animais. Caso de uma senhora que acabou sendo levada à Justiça por tentar matar um cão, primeiro com um fio que abriu sua garganta e depois a pauladas, na cabeça. Hoje é um dos seus cães mais bonitos, vive à sua volta, cheio de carinho.
Conversar com ela e ver de perto a situação é uma experiência indescritível. Entristece, revolta, mas acalanta. Como é que alguém em sã consciência (se preciso, ela prova através de exames já feitos voluntariamente que não é louca nem viciada) abraça uma causa desta natureza, colocando sua própria vida em risco. No início, nem com doações ela contava.
Hoje, agradece profundamente à Suzana e Ivanilze, pelos tratos veterinários; Agrocomercial Spezim, por rações e remédios; Dra Bárbara, Promotora da Comarca de Itapoá, e Prefeito Ervino Sperandio. Cada um deles, e outros moradores sensibilizados com o problema, estão de alguma forma contribuindo. Para abrir novas possibilidades de captação de recursos, ou doações, foi criada  a Associação São Francisco de Assis. Para o quem chegou a receber 20 cães num só dia, racionando a comida até o último grão, a entidade é uma benção.
Com a aprovação na Câmara de Vereadores, já começou a receber da Prefeitura R$ 3 mil por mês para cobrir despesas com alimentação e medicamentos. Ainda se possível, pagamento de veterinária e contratação de funcionário. Lucia explica que com esse dinheiro pode aumentar o número de castrações, feitas até aqui voluntariamente pelas veterinárias. “Se Deus quiser, e a população ajudar, não teremos mais cães abandonados nas ruas”. Apesar de sua luta, este, sim, é um problema constante e crescente.
Para quem ainda não sabe, abandono de animais é crime. Maus tratos também. E há, ainda, matança com veneno. Lucia apela por eles.
“Eu sei que tem muita gente que me ama, e muitos que me odeiam, mas vou continuar. Só peço que não abandonem mais seus animais.”

Esta matéria foi publicada na edição 115 do Jornal Folha de Itapoá.

A Associação Lar São Francisco precisa urgentemente da sua colaboração

O que pode ser doado: ração, produtos de limpeza, jornais, caixas de papelão, garrafões de 20 litros (vencido) ou baldes. Sua doação também pode ser feita através da conta na Caixa Econômica Federal. Ag: 3364-013 conta poupança 2993-9.

Anúncios
Comments
One Response to “A protetora dos animais”
  1. manayra pereira diz:

    eu tambem gosto muito de animais q nem vc mais não tenho condiçoes de fazer um lindo trabalho q nem o seu mais sofro tanto quando vejo um animal com maus tratos eu não sei como o ser humano é capaz de maltratar um ser tão indefeso beijos força força

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: