Tiriba-de-testa-vermelha – Por Beto Vieira

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tiriba-de-testa-vermelha / Pirrhura frontalis. ( 25-28 cm )

Também conhecida pelo nome de cara-suja, a tiriba-de-testa-vermelha (Pyrrhura frontalis) é uma ave da família Psittacidae que habita regiões florestais, geralmente em bandos. Sofre com a perda de habitat.

Mede cerca de 27 cm de comprimento. São verdes, inclusive as bochechas, com a zona auricular pardacenta. Fronte, abdômen e face inferior da cauda de cor vermelho. Região perioftálmica branca assim como a cara. Não possui diferenças externas aparentes entre machos e fêmeas.

Prefere frutas pequenas, mas também comem frutos grandes, sementes e castanhas. Custumam equilibrar-se nos galhos, ficando de cabeça para baixo enquanto comem.

Nidifica em cavidades em troncos de árvores onde são postos de 3 a 5 ovos, cujas dimensões estão em torno de 26 x 21 mm e que são incubados pela fêmea durante cerca de 30 dias. Quando nascem os filhotes, estes são alimentados pelos pais, especialmente pelo macho, durante cerca de 45 dias.

Deslocam-se geralmente em bandos de 10 a 40 indivíduos.

Ocorre da Bahia ao Rio Grande do Sul, além da Mata Atlântica de Goiás e do sul do Mato Grosso do Sul, Uruguai, Paraguai e Argentina.

Esta foto conta no site Wikiaves ( www.wikiaves.com.br ) como sendo o primeiro registro da espécie para o município de Itapoá. Fotos tiradas no balneário Paese na manhã do dia 13-09 2011.

Fonte : Wikiaves

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: