Um ano de trabalho e conquistando amigos

Mês da Bíblia: celebrado com
os catequizandos da paróquia.

O Jornal Itapoá Notícias entrevista o Padre Sergio da Silva,
da paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição.

IN – Há quanto tempo o senhor exerce a atividade sacerdotal?
P.e Sergio: No dia 11 de outubro de 2011, completo três anos de sacerdócio.

IN – O senhor está completando um ano na paróquia de Itapoá, como o senhor avalia esse período?
P.e Sergio: Nossa paróquia está vivendo um tempo de graças especiais. Sentimos a ação do Espírito Santo muito fecundo na vida pastoral. Os encontros e retiros com casais, jovens e lideranças, estão dando um novo vigor na nossa igreja. Fortaleci minha vocação ainda mais neste um ano de ministério aqui em Itapoá, mas os desafios são muitos, seja no âmbito interno (interclesial) e no externo (extraclesial). Mas com a ajuda de Deus, a intercessão da Virgem Maria e o serviço generoso das lideranças, vivemos cada etapa.

IN – Como o Senhor vê a atuação dos fieis dessa paróquia nas atividades da Igreja?
P.e Sergio: Nossas lideranças são colaboradores incansáveis na evangelização. A força do batismo é visível na missão, vivida com a consciência de que juntos formamos o Corpo de Cristo. Os fiéis em nossa Igreja são dedicados, graças a Deus! São testemunhas de Cristo dentro e fora da Igreja, prezando pela comunhão com seu Pároco, com o Bispo e com o Papa. São verdadeiras sentinelas no mundo, isso me traz segurança e alegria.

IN – Qual o principal problema que o Sr. observa e que afeta a vida dos jovens na nossa comunidade?
P.e Sergio: A desestruturação das famílias, com certeza, é um dos primeiros problemas da juventude. Isso leva o jovem a buscar outros “valores” que afetam seu desenvolvimento pessoal e social. O relativismo ético cai no vazio existencial e os jovens acabam vivendo de maneira superficial suas vidas. O alcoolismo, as drogas em geral e o espírito consumista e descartável nas relações, são o resultado de problemas gravíssimos na família e na sociedade.

IN – Existe alguma obra na comunidade que a Igreja gostaria de participar ou já está apoiando?
P.e Sergio: Nossa Igreja tem uma clareza de sua atuação secular. Estamos nos conselhos da cidade e apoiamos os homens e mulheres de boa vontade, que lutam pela justiça social. Somos irmãos, parceiros, e por isso, abertos as iniciativas que promovam a vida.

IN – O senhor acha que a instalação de um terminal portuário contribui para o crescimento da cidade? Em que isso pode afetar na vida dos fieis e da própria igreja?
P.e Sergio: Sem dúvida. O terminal portuário é um investimento que beneficiará nosso município. O crescimento da cidade é visível e repercute em todos nós. Sou cidadão itapoaense e espero que os empresários do Porto Itapoá estejam atentos as problemáticas, impacto ambiental e social em geral e que auxiliem nossas igrejas em Itapoá, isso será essencial na conservação de valores comunitários que brotam da fé. Queremos acolher bem os que estão procurando nossa cidade e propiciar o melhor atendimento. Queremos fazer parceria em benefício desse belo paraíso que é Itapoá e que Deus nos deu para administrar.

IN – Suas considerações finais.
P.e Sergio: Tenho orgulho de ser cidadão itapoaense, mas sonho com nosso plano diretor, com um planejamento mais eficaz. Isso demandará uma união entre todos. Espero que logo tenhamos ambientes que promovam ainda mais a vida do nosso povo, como casas de alimentação para carentes, albergues, casas de recuperação de dependentes químicos, hospital bem equipado, um lar municipal para atender os idosos, mais locais apropriados para o lazer, maior investimento cultural, entre outros. Tenho fé de que com bons projetos conseguiremos apoio governamental para realizarmos este sonho e muitos outros.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: