Aqui tem História: A Boca da Barra

Este slideshow necessita de JavaScript.

Folha de Itapoá – Edição 67 – Julho/2006

A história se repete há 40 anos: o que o homem faz, interferindo
no curso natural do rio, a natureza desfaz, cobrando o que é seu

A pedido e por pressão de pescadores – não a maioria, a prefeitura fez mais uma vez a abertura do canal da Barra para os barcos seguirem do rio ao mar. É um desvio forçado, feito com máquinas pesadas, trabalho árduo e de profunda transformação da natureza.
O proprietário da empresa que executa os serviços dentro da legalidade, com o aval de órgãos ambientais, Osni Cotia, preferia estar levando o rio de volta ao seu ponto de origem, a poucos metros dali, ao invés de desafiar a ordem natural.
Mas como ele mesmo diz, o pescador não aceita, insiste por gerações seguidas em mudar o rumo das águas para facilitar sua entrada e saída.
Com draga e outros maquinários, Osni fez o mesmo trabalho 22 meses atrás. Ao longo de sua vida repetiu a operação 15 vezes. Esta última está custando R$ 72 mil para o município e provoca, como sempre, grande impacto ambiental na Barra do Saí.
Para resolver definitivamente o problema, defendem os pescadores, é preciso construir um molhe de pedra na área. O que custa muito, muito mais caro e deve gerar impacto maior ainda na região.
“E assim a vida continua”, afirma um pescador revoltado com a situação. Dácio de Souza diz que nos seus 72 anos de vida na Barra viu sempre a mesma coisa: dinheiro jogado fora e natureza descontente, consertando o mesmo erro do homem, sempre. “O que a natureza levou séculos para criar, o homem destrói em dias, horas. É muito triste ver isso”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: